quarta-feira, 8 de junho de 2011

EduAction em Salvadô!


E aí Galera!

Meu nome é Matias e sou da AIESEC em Tandil, uma pequena cidade da Argentina e agora estou na ultima semana do projeto, escrevendo essas linhas desde Salvador com 33 grados de calor no final de abril, coisa que ainda não acredito! (pensando que na minha cidade agora faz cinco grados).
Depois de três maravilhosos anos trabalhando no escritório da AIESEC, no meu comitê local (e outros também) e acabando minhas aulas de Administração chegou a hora do intercambio! No principio do ano 2010 comecei com aulas de português porque já estava sentindo o cheiro do Brasil. Mas foi em novembro que eu busquei o intercambio enfocado em esse país e procurando uma pratica de empreendedorismo, responsabilidade social ou educação. Por outra parte já conhecia o projeto da edição anterior e adorava! Então foi quando eu sabia que o projeto ia acontecer novamente que apliquei sem pensar e muito ansioso… era perfeito para mim. Passei o processo seletivo com sucesso e finalmente casei a vaga em Salvador, Bahia. Mas como o projeto começava em fevereiro e para mim acabava de finalizar novembro, eu estava tão ansioso por chegar ao Brasil e Salvador especialmente que me contate com o comitê de SSA para pegar outra pratica. Eu consegui e o 15 de dezembro já estava na cidade coordenado um projeto nascido do Eduaction, que se chama Giramundo e aconteceu nos meses de dezembro e janeiro (esperando minha pratica), que se levou a cabo em ONGs e teve dez intercambistas.
Em esse tempo foi muito bom para mim para conhecer a cultura Bahiana, a língua, me familiarizar com os temas (responsabilidade social, empreendedorismo, sustentabilidade e diversidade cultural) conhecer pessoas muito legais, e claro começar a impactar na sociedade soteropolitana. Então quando chegou meu turno, de finalmente pisar uma sala de escola publica eu já me sentia seguro de mim mesmo e com experiência. Mas claro que não foi assim de simples! Agora e acabando posso dizer “Nossa Senhora!! Não foi nada fácil”, mas foi muito divertido o desafio foi muito grande. Os alunos não aprendem como possas voluntarias em uma ONG, meu português parecia não ser o mesmo na sala porque ele riam muito por causa do sotaque e a vezes 40 meninos faziam tanto barulho como um Boing 777 decolando. Mas novamente, isso foi o divertido e do que eu mais aprendi.
Também, trabalhar com eles foi engraçado de mais. Na sala a gente escutou muitas cosas para lembrar sempre e no meu caso, o tempo tudo falando sobre Maradona e Pele… futebol sempre entre Argentina e o Brasil.
Alem de isso, adorei conhecer mais de 50 pessoas entre intercambistas do todo mundo, equipe do projeto e parceiros que acompanharam a gente no período. Todos trabalhando com o mesmo objetivo, ter um impacto positivo na sociedade.
A poucos dias de pegar o avião de volta para minha casa, levo comigo regalos dos alunos, conversas nos corredores com eles, amigos, experiências, conhecimento, comida também claro e já estou sentindo a saudade que vou ter do Brasil e da experiência.-
Matias Silva (ARG)
Salvador, Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário