
E aí Galera!
Depois de três maravilhosos anos trabalhando no escritório da AIESEC, no meu comitê local (e outros também) e acabando minhas aulas de Administração chegou a hora do intercambio! No principio do ano 2010 comecei com aulas de português porque já estava sentindo o cheiro do Brasil. Mas foi em novembro que eu busquei o intercambio enfocado em esse país e procurando uma pratica de empreendedorismo, responsabilidade social ou educação. Por outra parte já conhecia o projeto da edição anterior e adorava! Então foi quando eu sabia que o projeto ia acontecer novamente que apliquei sem pensar e muito ansioso… era perfeito para mim. Passei o processo seletivo com sucesso e finalmente casei a vaga em Salvador, Bahia. Mas como o projeto começava em fevereiro e para mim acabava de finalizar novembro, eu estava tão ansioso por chegar ao Brasil e Salvador especialmente que me contate com o comitê de SSA para pegar outra pratica. Eu consegui e o 15 de dezembro já estava na cidade coordenado um projeto nascido do Eduaction, que se chama Giramundo e aconteceu nos meses de dezembro e janeiro (esperando minha pratica), que se levou a cabo em ONGs e teve dez intercambistas.
Em esse tempo foi muito bom para mim para conhecer a cultura Bahiana, a língua, me familiarizar com os temas (responsabilidade social, empreendedorismo, sustentabilidade e diversidade cultural) conhecer pessoas muito legais, e claro começar a impactar na sociedade soteropolitana. Então quando chegou meu turno, de finalmente pisar uma sala de escola publica eu já me sentia seguro de mim mesmo e com experiência. Mas claro que não foi assim de simples! Agora e acabando posso dizer “Nossa Senhora!! Não foi nada fácil”, mas foi muito divertido o desafio foi muito grande. Os alunos não aprendem como possas voluntarias em uma ONG, meu português parecia não ser o mesmo na sala porque ele riam muito por causa do sotaque e a vezes 40 meninos faziam tanto barulho como um Boing 777 decolando. Mas novamente, isso foi o divertido e do que eu mais aprendi.
Também, trabalhar com eles foi engraçado de mais. Na sala a gente escutou muitas cosas para lembrar sempre e no meu caso, o tempo tudo falando sobre Maradona e Pele… futebol sempre entre Argentina e o Brasil.
Alem de isso, adorei conhecer mais de 50 pessoas entre intercambistas do todo mundo, equipe do projeto e parceiros que acompanharam a gente no período. Todos trabalhando com o mesmo objetivo, ter um impacto positivo na sociedade.
A poucos dias de pegar o avião de volta para minha casa, levo comigo regalos dos alunos, conversas nos corredores com eles, amigos, experiências, conhecimento, comida também claro e já estou sentindo a saudade que vou ter do Brasil e da experiência.-
Matias Silva (ARG)
Salvador, Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário